Gigabit Ethernet: descubra o que não te contaram sobre a internet
- Patrick Barbosa

- há 3 dias
- 2 min de leitura

Com a evolução dos planos de internet banda larga, muita gente passou a associar qualidade diretamente a números cada vez maiores de velocidade. Mas, tecnicamente, o desempenho real da conexão não depende apenas do plano contratado, ele depende, principalmente, da capacidade dos equipamentos que recebem esse sinal.
Na prática, a maioria dos dispositivos domésticos não consegue aproveitar velocidades acima de 1 Gbps (1 Giga).
O limite técnico dos dispositivos
Celulares, notebooks, smart TVs, consoles e computadores residenciais, em sua maioria, utilizam interfaces de rede Gigabit, que possuem capacidade máxima teórica de 1 Gbps (1000 Mbps).Isso significa que esse é o teto físico de transmissão desses equipamentos via cabo ou interface de rede interna.
Ou seja: mesmo que a conexão entregue mais banda, o dispositivo simplesmente não tem capacidade técnica de receber acima desse limite.
Fast Ethernet x Gigabit Ethernet: a diferença real
Além das placas de rede, existe um fator técnico decisivo: o tipo de porta Ethernet presente no equipamento.
Porta Fast Ethernet (10/100 Mbps)
Velocidade máxima: 100 Mbps
Padrão antigo de rede
Presente em aparelhos como:
Smart TVs
TV Box
roteadores básicos
decodificadores
equipamentos de baixo custo
Mesmo com uma internet de 300, 500 ou 1000 Mbps, um aparelho com porta Fast Ethernet nunca passará de 100 Mbps mesmo via cabo, pois o limite é físico, definido pelo chipset da porta.
Porta Gigabit Ethernet (10/100/1000 Mbps)
Velocidade máxima: 1000 Mbps (1 Gbps)
Padrão moderno
Presente em:
PCs e notebooks mais recentes
consoles
roteadores de melhor desempenho
equipamentos de rede atuais
Nesse caso, o equipamento consegue, de fato, utilizar toda a banda de planos de até 1 Gbps que entregam 100% da velocidade contratada como a Velonic entrega.
Planos acima disso fazem sentido para:
Empresas
Servidores
Data centers
Ambientes com dezenas de dispositivos simultâneos
Uso profissional de alta demanda real de banda
Mais velocidade não garante, por si só, mais qualidade.O que define a experiência real é a combinação entre infraestrutura, equipamentos compatíveis e entrega efetiva da conexão.
Para o seu uso doméstico, planos de até 1 Giga já atendem com folga praticamente todas as necessidades modernas, desde que a internet seja de verdade, estável e entregue o que promete.
Por isso, mais importante do que contratar mais velocidade é ter uma conexão estável, bem distribuída e com entrega real, e é exatamente isso que a Velonic entrega todos os dias com 100% da velocidade contratada e com planos de até 1 Giga!
Velonic, Conexões que Aproximam, Qualidade que Conquista!




Comentários